sexta-feira, 7 de setembro de 2007

> Serviço Público

Quando meu amigo proferiu entre os dentes a “frase”, acho que não consegui disfarçar minha irritação, embora tenha ficado calado. Sei que sou assim, fico vermelho de raiva, de alegria ou de encabulação; e como essa frase maldita me persegue por anos, desde que tive a consciência de que ela conspira para uma grande injustiça contra a qual não consigo erguer uma bandeira, devo ter ficado com a face completamente tomada por esse rubor denunciante; mas há sempre a possibilidade dele ter entendido que daquela forma me aliava a ele em sua indignação, quando, na verdade, indignava-me com sua injúria.

No restaurante, o fato de ter sido mal atendido, inspirou meu amigo para a “frase”, mas já ouvi muita gente boa tentar ferir os brios das empresas e dos empresários esbravejando - “isso aqui parece uma empresa pública” – querendo sempre denotar mau atendimento, desorganização, descompromisso ou toda sorte de desqualificação do serviço oferecido.

É bem verdade que o serviço público no Brasil tem deixado a desejar, principalmente quando consideramos que é uma atividade cuja remuneração se dá, em geral, de forma antecipada, por intermédio dos impostos, e que em alguns casos ainda se complementam com taxas e tarifas nada irrisórias; mas não considero razoável entender que uma questão conjuntural possa definir a natureza de uma atividade.

Penso que o serviço público é, por essência, o modelo que deve balizar qualquer compêndio sobre prestação de serviços; que as empresas privadas devem buscar nos princípios do serviço público a doutrina de modelagem de seus programas de qualidade e, dessa forma, quando se entender bastante qualificada, deve ter como lema uma outra frase - “trabalhamos aqui como se fossemos uma empresa pública!”.

Tudo isso pode parecer loucura, mas não me refiro aqui ao que acontece de fato na maior parte dos órgãos e empresas da Administração Pública; refiro-me ao que deveria acontecer, como deveria ser e como é em algumas raras exceções. A essência do serviço público é servir ao público com legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficácia.

Não obstante isso tudo seja difícil de reunir em um mesmo ato de servir, a busca para alcançar esse ato completo deve balizar qualquer atividade; e, quer acreditem ou não, conheço servidores públicos que têm como meta esses preceitos.

É perceptível que há uma grande e contaminante quantidade de servidores públicos que não foram formados para serem servidores públicos e que, muitas vezes, sequer alcançam o significado da expressão que designa sua profissão; mas é fato, embora talvez não igualmente perceptível, que muitos outros sabem e agem no sentido do verdadeiro serviço público.

Não sei se me faço entender, mas, gostaria de concitar os demais a pensar um pouco assim: quando alguma instituição apresenta bons serviços ao público ela está trabalhando com a essência do serviço público, independente de quem é o dono de seu capital ou para onde vão seus lucros.

Nenhum comentário: